Água e Esgoto

Sistema de Abastecimento Público SAAE de Coqueiral

 

A água é captada no Córrego das Candongas através de barragem de gravidade e levada à Estação de Tratamento de Água – ETA, por dois conjuntos moto-bomba de 75 CV cada um.

 

A ETA é do tipo convencional com capacidade de 25,0 litros/segundo, com câmara de admissão com medidor Parshall, câmara de mistura, floculadores, decantadores, filtros rápidos, tanque de contato e reservatório de água de lavagem para os filtros. Além do tratamento convencional é dosado também o cloro e o flúor.

 

A distribuição do sistema de água compõe-se de dois reservatórios apoiados sendo um de 300 m³ e outro de 500m³ na ETA, e de mais dois reservatórios de 50m³, cada um, instalados no Bairro Lasmar, abastecidos por um Poço Tubular Profundo localizados no Sítio da Gorete e na Rua Alagoas. O sistema ainda conta com 34.955 metros de rede de distribuição de água em diâmetros variando de 25mm a 200mm, abastecendo 2.599 ligações, todas hidrometradas atendendo 100% da população urbana e de mais um Poço Tubular Profundo situado no Bairro Jardim Juliana de reserva.

 

O monitoramento da qualidade da água é executado no laboratório da ETA, atendendo a todos os padrões de potabilidade exigidos pela portaria nº 1.469 do Ministério da Saúde.

 

A rede de esgoto sanitário conta com 37.208 metros de rede e emissários em manilhas cerâmicas de diâmetros diversos, atendendo a 2.534 ligações de esgoto e 2.601 economias, além de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE que trata 40% do esgoto coletado na cidade.

 

O SAAE de Coqueiral também é responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto no Distrito de Frei Eustáquio, onde o sistema foi inaugurado em 04/05/88, com uma vazão de 1,2 litros por segundo para atender uma população de 946 habitantes. O sistema é composto por um poço artesiano com profundidade de 84 metros, a Casa de Química, um reservatório distribuidor de 50.000 litros e uma extensão de 1.807 metros de rede distribuidora com diâmetros variando entre 20mm e 85mm, totalmente hidrometrado.

 

O SAAE também é responsável pelo abastecimento de água no Distrito do Ermo da Boa Vista, inaugurado em Novembro/2000, que conta com um poço artesiano com profundidade de 104 metros e um reservatório de água tipo taça com capacidade de 30.000 litros, e uma extensão de 5.000 m de rede para atender a 55 ligações, todas hidrometradas e os Distritos; Serra dos Pedros, Captuvas, Córrego das Canas e Coelhos, onde o sistema passou a funcionar em Dezembro/06 com um poço artesiano com 84 metros de profundidade e uma vazão de 1 litro por segundo, uma rede com mais de 10.000 metros construídos em tubos de PVC e cinco reservatórios com capacidade de 10.000 litros de água cada, colocados em pontos estratégicos das comunidades, atendendo ao todo, mais de 60 famílias com água clorada e totalmente hidrometrada.

Fotos

© 2024 Saae Coqueiral . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.